Use a mídia a favor de seu financiamento coletivo

Imagem do kickante Competição de Direito Penal Internacional

Uma das premissas para uma campanha de financiamento coletivo ser bem-sucedida é a divulgação. Para isso, existem ferramentas como marketing digital e assessoria de imprensa.

Assim como o planejamento da campanha em si e a definição do orçamento, também é necessário que se faça um plano de mídia para engajar os contribuidores – principalmente online, através de e-mails, redes sociais e imprensa.

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O contato com grandes veículos de imprensa é sempre muito difícil, pois eles preferem dar coberturas a assuntos que vão atingir um maior número de pessoas. A não ser que sua campanha tome uma dimensão enorme, opte por tentar contato com veículos menores e mais segmentados.

A campanha Santuário Animal, que luta para arrecadar fundos para proporcionar um ambiente maior e mais confortável para os animais que abrigam, se tornou viral e conseguiu apoio de alguns artistas que acreditam na causa. O CQC, programa humorístico de televisão, dedicou um quadro à campanha. Enquanto isso, celebridades como o jogador Neymar, a youtuber Kefera, atrizes como Cléo Pires e Thaila Ayala e até a defensora dos direitos animais Luisa Mell usaram suas redes sociais para chamar a atenção para a gravidade da campanha.

Entretanto, são poucas as campanhas que atingem a imprensa dessa forma. Os criadores do jogo de cartas “Zueira Never Ends” optaram por fazer uma parceria com o site Sem Tilt, portal de games. É importante saber onde está seu público e colocar seus esforços nos portais que podem atingi-lo.

Confira algumas dicas para chamar a atenção da mídia:

1. Conte sua história

Existem milhões de campanhas de financiamento coletivo ativas atualmente, mas sua história só você pode contar. Ao falar da sua história, não deixe ela se tornar rasa. Escreva um texto engajante, conte suas dificuldades, suas conquistas, explique a importância da campanha para a sua vida. Dê um bom motivo para as pessoas se interessarem pela sua trajetória e ficarem com vontade de participar.

Parte do texto do kickante Greenpeace - Calendário 2017
Parte do texto do kickante Greenpeace – Calendário 2017

Lembre-se: a imprensa não é sua equipe de relações públicas, dê a eles um motivo para se interessarem e terem vontade de contar sua história para o mundo!

2. Mantenha o foco nos pequenos veículos

Não perca tempo de divulgação tentando chamar, a todo custo, a atenção dos grandes canais de informação. Dê seu conteúdo a um veículo pequeno – pode ser local ou segmentado, de acordo com a categoria da sua campanha. A mídia vive de reprodução e os grandes canais procuram notícias locais para reproduzir.

Se sua história e sua campanha tiverem uma boa repercussão na mídia local ou segmentada, os grandes veículos têm maior chance de reproduzi-lo.

Dica: veja como criar o Press Release de sua campanha para enviar para os jornalistas!

3. Faça uma breve pesquisa para saber quem procurar

Ao invés de gastar todo seu tempo contatando todos os jornalistas, redatores de sites e blogueiros, faça uma pesquisa para saber aqueles que mais se adequam ao tema da sua campanha e realmente poderão te ajudar.

Como pesquisar por determinados assuntos no Twitter
Como pesquisar por determinados assuntos no Twitter

Atualmente, celebridades do Instagram ou Youtube trazem um grande retorno em questão de visibilidade. Procure algum que tenha o mesmo público que o tema da sua campanha. Está arrecadando fundos para um projeto musical? Procure músicos com um estilo musical parecido e com um número grande de seguidores.​​

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4. Gere curiosidade

Não precisa esperar a campanha ser lançada para começar a falar sobre ela. Se sua rede de contatos é forte, pode instigar a curiosidade falando sobre o projeto e quais são seus objetivos, assim gera interesse e quando a campanha for ao ar já estarão informados.

Alguns veículos de informação podem demorar para contar sua história devido as notícias urgentes do dia, outros publicam materiais com menos frequência. Quanto antes for feito o contato, mais chances de sua história ser publicada enquanto a campanha ainda está no ar

5. Não se esqueça do audiovisual

Fotos em alta qualidade e vídeos chamam mais atenção que textos corridos. Um vídeo de 30 segundos pode esclarecer mais para os leitores do que um texto enorme. Já as imagens podem ilustrar o que está escrito e torna o artigo mais fácil de ser lido. Ainda, estimulam os leitores e passam maior credibilidade.

Selecionamos 11 vídeos para inspirar você!

6. Tenha persistência

Você vai ouvir muitos “não”, “já estou cheio de pautas”, entre outros. Não desista. O financiamento coletivo funciona com persistência, tanto para as contribuições quando para a imprensa.

Com essas dicas ficou fácil fazer uma campanha bombar! Crie já a sua campanha.​​

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