Financiamento Coletivo para Filmes: os Prós e Contras de Recompensas

O grande lance do financiamento coletivo é oferecer recompensas gererosas e criativas. Claro que alguns contribuidores optarão por não receber recompensas, vemos isso bastante na Kickante. Mas, para viralizar sua campanha (torná-la super popular), você precisa pensar no que deseja a maioria, e a maioria quer receber algo em troca.

As recompensas devem ser incríveis para os contribuidores e fácies para você administrar, assim você consegue focar em finalizar seu projeto cinematográfico após ter sua campanha bem sucedida.

Veja aqui 7 recomendações que você deve ter em mente antes de lançar sua campanha de financiamento coletivo.

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Quero criar um crowdfunding

O que fazer em campanhas de financiamento coletivo para filmes:

Dinheiro e tempo

Não refiro-me ao filme, mas às recompensas. Inclua os gastos de produção e de transporte das recompensas na meta de sua campanha de financiamento coletivo. Quanto tempo irá demorar para postar um agradecimento nas redes sociais dos contribuidores?

Simplifique as recompensas para não ter surpresas ao no final da campanha.

Prazo para entregar as recompensas

Criadores de campanhas de financiamento coletivo de sucesso pensam em todos os detalhes e dão sempre uma margem extra no prazo das entrega das recompensas. Pois, sabem que podem ocorrer atrasos na produção das recompensas.

Para alguns a grande frustração da campanha do Filme Veronica Mars foi o grande gap de 1 ano para financiar, produzir e entregar o filme e todas as recompensas.

Não se estresse. Seja claro no corpo da campanha e mantenha seus contribuidores atualizados sobre todos os passos por meio do seu mini-blog da Kickante. Assim, a espera se torna divertida e especial!

Ofereça recompensas com valores reais

Valores reais não significa caro. Mas, que tenham um valor, mesmo que sentimental, para o contribuidor. Você pode enviar fotos das gravações, DVDs, organizar uma reunião por Skype para falar sobre a evolução de seu filme, enviar bonecos do filme, nome no filme como patrocinador, ou dar a oportunidade de contribuidores serem figurantes (no caso de recompensas master). Seja super criativo! Pense em recompensas que você gostaria de comprar.

Estipule recompensas começando com R$ 20,00

Valores conservadores atraem muito mais pessoas que sabem que podem ajudar até mesmo com pouco. Financiamento coletivo é assim, super democrático! Pense que as pessoas estão apostando em você, no seu filme e terão que esperar. Motive-as. Seja generoso/a!

O que não fazer em campanhas de financiamento coletivo para filmes:

Não seja vago

Explique como será a recompensa (se possível, com fotos) e como a entregará. Assim, as pessoas ficarão mais animadas e será mais fácil arrecadar grandes contribuições para o seu filme.

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Não complique

Administrar sua campanha de financiamento coletivo e produzir seu filme requer tempo e dedicação. Por isso, inclua entre três e oito recompensas. Desta forma, você não terá tanto trabalho para produzir e entregar cada recompensa. E seja conciso ao descerver suas recompensas, use entre 25 e 30 palavras.

Nunca esqueça porque você está aqui

Sei que há muito o que fazer como cineasta. Então, em meio aos seus esforços com financiamento coletivo, nunca esqueça de sua recompensa: produzir o filme. Trabalhe arduamente na sua campanha e vibre no final com o sucesso!

Ficou animado? Confira as vantagens de criar a campanha de financiamento coletivo para o seu filme 😉

Sobre Candice Pascoal

Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento crowdfunding, Candice Pascoal é a CEO e fundadora da Kickante, o mais importante site de financiamento coletivo do Brasil. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

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