Dicas para Promover sua Campanha Antes, Durante e Após o Término

Separamos algumas dicas para promover sua campanha antes de ser lançada, durante e depois que for encerrada!

Não guarde sua ideia para si mesmo. Nós temos o costume de só contar uma novidade para as pessoas depois que já deu certo ou já foi realizado. Esse é o momento de contar do seu projeto para todo mundo!

A promoção é a chave do sucesso da sua campanha e é importante começar a fazê-la mesmo antes da campanha ser lançada. Assim, você instiga curiosidade e já cria um círculo de amigos que, mais para frente, vão se tornar seus divulgadores com o famoso boca-a-boca.

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Antes do Lançamento

  • Antes da sua campanha ir ao ar, separe pelo menos um mês para divulgação – os projetos que fizeram isso tiveram um sucesso maior desde o dia de lançamento;
  • Crie um plano de marketing que inclua os dias anteriores ao lançamento, todos os dias em que sua campanha estiver no ar e também o pós-campanha. Inclua as ações de divulgação em cada canal que utilizar, metas pessoais de quanto você pretende arrecadar em cada semana, em quais momentos você vai atualizar seus contribuidores e por aí vai.
  • Se ainda não tiver, crie uma conta no Twitter e uma página do Facebook para seu projeto e comece a criar sua rede de contatos. Assim, quando a campanha estiver no ar, você já terá uma base sólida.
  • Use e abuse das redes sociais. Com uma base sólida você já pode começar a promover sua campanha até um mês antes de ser lançada, criando expectativas no seu público e aumentando o engajamento.
  • Caso não tenha, crie também um site ou blog. Desse jeito, você passa maior credibilidade e pode conhecer e interagir com pessoas com interesses em comum aos seus.

Durante a Campanha

  • Use a base de contatos que você construiu no último mês. Agora que a campanha está no ar, mantenha a promoção que foi feita anteriormente e adicione pequenas novidades aos poucos.
  • Comece divulgando o link da campanha para as pessoas mais próximas a você: família, amigos, colegas de trabalho – eles podem te dar um primeiro feedback e sugestões que você não havia pensado – e, eventualmente, expanda esse público.
  • Mande um e-mail amigável para toda sua rede, explicando sobre a campanha de captação, o projeto e como eles podem te ajudar a torná-lo realidade.
  • Aproveite as redes sociais que você criou. Facebook e Twitter são veículos que contam com a ferramenta de compartilhamento (ou retweet), o que torna mais rápido e fácil de sua campanha se espalhar.
  • Poste no Twitter algumas vezes por dia, responda os tweets que mencionam seu usuário e compartilhe os tweets que falam a respeito da campanha. Sua página ficará mais interativa.
Exemplo de como pesquisar por determinados assuntos no Twitter
Exemplo de como pesquisar por determinados assuntos no Twitter
  • Crie um evento no Facebook que reúna todos os seus amigos e peça para que eles convidem seus amigos. Assim, você junta um número grande de pessoas no mesmo lugar para falar sobre a campanha e também posta as atualizações sobre o andamento do projeto.
  • Tente contato com pequenos veículos de imprensa, como os jornais locais ou segmentados – com o seu tema – e prepare um release para enviá-los.
  • Exponha seu orçamento. As pessoas gostam de saber onde e como o dinheiro investido está sendo gasto. Muitos não sabem quantas etapas existem no processo todo, nem o número de funcionários e, muito menos, a taxa da plataforma de crowdfunding.
  • Procure sites, portais e grupos do Facebook. Faça comentários regularmente e vire um membro ativo, poste o link de sua campanha. Os lugares com um público parecido com o seu, tem maior chance de aceitação.
Capa do grupo do Facebook criado pelo kickante Caçadores da Galaxia
Capa do grupo do Facebook criado pelo kickante Caçadores da Galaxia

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Depois do Término da Campanha

  • Sua campanha pode ter chegado ao fim e ter sido um grande sucesso – ou não. Entretanto, seu trabalho não acaba ai.
  • Atualize os contribuidores em relação ao valor arrecadado e como ele será usado, quais são as próximas etapas a seguir do seu processo e quando eles devem receber as recompensas.

  • Agradeça a todos que colaboraram de algum jeito, financeiramente ou não.
  • Mantenha o relacionamento com sua base de contatos. Será um laço a ser usado a longo prazo também, para futuros eventos ou outros projetos.

Agora que já demos todas as dicas, que tal botar a mão na massa, criar a sua campanha e começar a arrecadar?  😀

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