Dicas para maximizar o alcance da sua divulgação

Se você já tem ou está pensando em criar uma campanha de financiamento coletivo, já deve saber que uma das etapas mais importantes é a de divulgação. Hoje em dia, todas as grandes empresas e veículos estão falando sobre o alcance do conteúdo e a importância disso para o marketing digital em geral.

Mas, o que é exatamente o alcance? Resumindo, é o número de pessoas que viram a sua divulgação – e quanto maior o alcance, melhor. As pessoas que dizem que o alcance é uma estratégia eficaz de promoção de conteúdo – no caso, sua campanha – estão certos.

Quero criar um crowdfunding

Divulgação e expansão de alcance são formas poderosas de obter rapidamente atração para seu projeto e é uma estratégia de tráfego ideal para quem usa a internet e as redes sociais.

Dicas importantes para uma estratégia de divulgação bem sucedida:

1. Planeje

Antes de iniciar o seu processo de divulgação, você precisa planejar. Faça algumas perguntas a si mesmo:

– Quais são meus objetivos?

– Quanto tempo eu tenho para dedicar às redes sociais?

A divulgação é uma grande estratégia para realizar várias coisas: o aumento do tráfego, conexões com pessoas influentes, mais links em sites de qualidade, entre outros. Você precisa saber seus objetivos antes de iniciar o processo de maximização de alcance.

O impacto de um e-mail de divulgação não é particularmente alto, principalmente quando é enviado uma vez. Assim, a fim de ver resultados significativos, você tem que enviá-los com certa frequência.

2. Dispare e-mails

Mantenha-o curto

Aqui vem a parte difícil: escrever um e-mail claro e convincente, mas, ao mesmo tempo, curto e direto. Se a pessoa ao menos abrir seu e-mail, já é um ponto para você. Entretanto, ninguém vai parar para ler um texto enorme que poderia ser resumido em algumas frases, então, seja breve.

Chame a atenção no assunto

O assunto do seu e-mail deve ser chamativo e apelativo, para instigar a curiosidade do leitor e fazer com que ele abra de fato a mensagem.

Fale sobre o seu projeto

Explique o caráter do projeto, sua importância, seu objetivo a curto e longo prazo e porque aquela contribuição fará a diferença.

Seja informal, mas professional

Não há necessidade de ser excessivamente formal, mas mantenha a conversa profissional, principalmente se você ainda não tiver uma relação próxima com a pessoa.

3. Use diferentes canais de divulgação

Um dos principais erros de divulgação de uma campanha de financiamento coletivo é se limitar a apenas um canal de comunicação, seja ele e-mail, mídias sociais ou outros.

Enquanto o e-mail ainda é a melhor maneira de contatar seus possíveis contribuintes, é mais eficaz quando usado em combinação com outros canais de divulgação como mídia social.

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Você não precisa utilizar todas as redes sociais que existem. Identifique as melhores plataformas para você de acordo com onde está seu público e foque nelas. Veja em qual rede você possui um maior público ou maior engajamento.

Grupo do Facebook do kickante Caçadores da Galáxia
Grupo do Facebook do kickante Caçadores da Galáxia

Se você tem um projeto audiovisual, aproveite as ferramentas do Youtube, como comentários e mensagens privadas para divulgar seu trabalho. Se você tem um projeto de fotos, aposte no Instagram. Não se esqueça de colocar o link da campanha em todas as postagens.

4. Pesquise blogs e portais

Escolher os blogs com os quais você pretende fazer parceria é um processo muito delicado (e demorado). Para ser um bom plano de divulgação, você vai precisar gastar algum tempo criando uma lista de blogs que abordem temas parecidos com o da sua campanha.

Consequentemente, eles estão muito mais propensos a escrever um artigo que cite sua campanha sobre o mesmo tema, desde que você saiba pedir muito bem.

5. Faça Follow Up

O último passo no processo de divulgação é o acompanhamento do processo. Se o seu e-mail não tiver resposta dentro de uma semana, reenvie. Peça feedback nas mídias sociais, tire dúvidas, responda comentários e, principalmente, agradeça!

No entanto, as estratégias de alcance e divulgação não são fáceis de implementar, e se você não fizer isso corretamente, então você vai acabar gastando muito tempo para obter pouco resultado. O segredo é: persistência, tempo e paciência.

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