Dicas de Como Publicar um Livro de maneira Independente

“Plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho”. Pois é, muitas pessoas já pensaram (ou ainda pensam) em escrever um livro. Mas, você sabe qual é caminho até a publicação? Confira as dicas abaixo e aprenda como fazer a pré-venda do seu livro, minimizando riscos, viabilizando a impressão e evitando custos iniciais.

1. Defina o Objetivo do Livro

Por que você quer publicar um livro? Já tem um público-alvo? Já sabe quantos livros pretende vender?

A definição destes itens é fundamental para o direcionamento de seu projeto. Por exemplo, muitas obras surgem diante da necessidade de livros sobre um determinado tema. Um fotógrafo pode desejar lançar um livro e eternizar a sua obra. Por outro lado, se você é professor, a vontade de escrever pode surgir diante da sua paixão pela matéria. Pense no porquê de escrever tal livro. Esse passo inicial te guiará pelo resto do projeto.

Defina o objetivo de seu livro. Desta forma, será mais fácil finalizar seu projeto.

2. Registre sua Obra

Assim que terminar de escrever seu livro, acesse o site da Fundação da Biblioteca Nacional e registre sua obra. Os Direitos Autoriais protegem as obras intelectuais reguladas pela Lei nº. 9610/98, cuja política está a cargo do Ministério da Cultura e seu registro realizado conforme a natureza da obra.

Quero fazer a pré-venda do meu livro com crowdfunding!

3. Publique seu livro de maneira independente

Para os escritores iniciantes, é muito difícil encontrar uma editora que se interesse por sua obra. Já para os escritores consagrados, o poder de publicar seu livro independentemente e não ter que ajustar sua obra para agradar uma editora é muito atraente. O financiamento coletivo (ou crowdfunding) funciona como uma espécie de pré-venda da sua obra. Veja o caso do livro “Piracicaba nos tempos da Ditadura”, que em menos de 45 dias arrecadou 50% a mais do que meta do projeto, e vendeu mais livros do que esperava, tendo em mãos o valor necessário para então produzir seus livros e distribuí-los aos seus novos clientes posteriormente.

Campanha de Financiamento Coletivo para publicação do livro Piracicaba nos Tempos da Ditadura. Campanha de Financiamento Coletivo para publicação do livro arrecada R$ 18 mil.

E o melhor? Com financiamento coletivo, não só você decide o futuro da sua obra mas também você não necessitará não necessitará investimento posterior de marketing pois já terá feito a pré-venda de toda a tiragem antes mesmo de lançar seu livro no mercado! 

4. Calcule Orçamento

Este é um dos passos mais difíceis. Não pela complexidade e sim, pelo valor – que pode custar até mesmo R$ 30.000,00 somente para a impressão do livro(!), outras têm valores mais conservadores. Pesquise, negocie e vá além do escopo da sua cidade ou estado. Inclua no orçamento, além da impressão,  gastos com envios, legalização (ISBN) e outros serviços necessários.

5. Divulgação

Depois que o livro estiver impresso e pronto para ser vendido, chega a hora mais empolgante, a divulgação! Esta é a hora em que você entrará em contato com o seu público!

Ficou interessado? Então, saiba mais como publicar seu livro com crowdfunding e transforme seu sonho em realidade!

Até a próxima dica!

Quero fazer a pré-venda do meu livro com crowdfunding!

Sobre Candice Pascoal

Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento crowdfunding, Candice Pascoal é a CEO e fundadora da Kickante, o mais importante site de financiamento coletivo do Brasil. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Quer receber mais conteúdos incríveis como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba artigos e dicas de nossos colunistas em seu e-mail.