Definindo a Meta de sua Campanha de Financiamento Coletivo

Na Kickante, você poderá escolher entre dois tipos de financiamento: “Tudo ou Nada” ou “Flexível”: Escolha o “Tudo ou Nada”, e receba o valor arrecadado apenas se você atingir ou ultrapassar sua meta estabelecida. Esse tipo de arrecadação serve para quem está lançando projetos que necessitam de um valor mínimo para ser desenvolvido – ou não poderão ir à frente. No caso da sua meta não ser atingida até o final da sua campanha, devolvemos todas as contribuições aos doadores automaticamente. Mas, se seu projeto ou ideia pode ser beneficiada a partir de qualquer montante, e não possui um mínimo necessário para dar continuidade, escolha o tipo de campanha “Flexível”, e receba todo o valor arrecado ao final da sua campanha (mesmo que não tenha atingido a meta estabelecida).

As campanhas devem definir uma meta e um prazo para que essa meta seja atingida. Não existe uma fórmula mágica que defina qual a meta ou prazo ideal, mas abaixo identificamos algumas opções para se ter em mente antes de tomar sua decisão.

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Planejando o orçamento de sua campanha

De quanto você precisa? Você já fez o levantamento do valor total que você vai precisar ou só uma parte dele? Você está incluindo o valores para produção das recompensas e do envio das mesmas para seus contribuidores? Está contabilizando as taxas administrativas a serem descontas do total da sua arrecadação? Não deixe para depois, evite dores de cabeça e seja o mais transparente possível. Seus contribuidores irão agradecer 🙂 E lembre-se: se sua meta for muito alta, você pode dividir sua campanha em etapas. Metas conservadoras dão mais credibilidade. Pense nisso.

Planeje tudo o que você vai precisar para a sua campanha de financiamento coletivo.

Considere sua rede de relacionamentos

O financiamento coletivo não é uma fonte mágica de fazer dinheiro. Você pode receber seus fundos de diversas maneiras, e a mais importante delas é a sua rede de relacionamentos. Cerca de 30% dos seus fundos vêm dos seus amigos, familiares, e toda sua rede de relacionamentos. Sua campanha indo bem, abre-se o leque de outras pessoas, de todo o Brasil, estarem vendo e contribuindo para seu projeto também. Cabe a você trabalhar para que isso aconteça. Fique tranquilo! Ao lançar uma campanha conosco, te damos todo o apoio e assessoria 🙂

Escolhendo sua meta

Agora que você já definiu seu orçamento e já sabe o alcance que sua campanha de financiamento coletivo pode atingir, você está pronto para definir sua meta. Calcule o mínimo que você precisa, considerando quanto você acha que conseguirá arrecadar, e escolha um valor próximo a isso. Não se preocupe! Você poderá ultrapassar sua meta se oferecer recompensas legais e divulgar bastante a sua campanha. Mas mantenha sua meta no valor mínimo.

Defina o prazo de sua campanha

Sua campanha poderá ter um prazo de 01 a 60 dias. Não escolha o prazo mais curto achando que será sempre o melhor para sua campanha. Estudos compravam que campanhas de financiamento coletivo na faixa de 45 a 60 dias possuem uma maior taxa de sucesso.

Defina o prazo de sua campanha de financiamento coletivo.

Lembrem-se: os contribuidores tendem a deixar para depois e depois, então o lema aqui é fazer muita divulgação e ser super criativo!

E ai, está pronto para criar sua campanha de financiamento coletivo?

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Caso ainda tenha dúvidas, acesse o nosso Baú de Ideias ou deixe seu comentário!

Sobre Candice Pascoal

Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento crowdfunding, Candice Pascoal é a CEO e fundadora da Kickante, o mais importante site de financiamento coletivo do Brasil. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

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