Crowdfunding: uma tendência que chegou para ficar!

Crowdfunding, traduzido ao pé da letra, significa financiamento feito por uma multidão. São várias pessoas que resolvem se engajar em um projeto com o qual se identificam, ajudando a financiá-lo com seu próprio dinheiro. Não existe uma quantia fechada, cada um colabora com a quantia que quer. É uma contribuição em troca de uma recompensa.

Ao redor do mundo, o crowdfunding ganha cada vez mais espaço e mostra que chegou para ficar. Em 2012, o crowdfunding arrecadou US$ 2,8 bilhões em todo o mundo. E voltou a bater recorde de faturamento em 2013, com mais de US$ 6 bilhões em contribuições. A Start Up que arrecadou fundos mais rápidos em 2013, na Europa, foi por meio de crowdfunding. Veja mais detalhes sobre o porquê de todo esse sucesso do crowdfunding!

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Quero criar um crowdfunding

Crowdfunding é coletivo!

O crowdfunding é um tipo de financiamento coletivo onde uma pessoa propõe um projeto e outras pessoas podem contribuir financeiramente para que ele saia do papel. Baseado na economia colaborativa, tem como fundamento a premissa de que juntos todos podem conquistar seus objetivos.

Crowdfunding é coletivo!

Quem pode criar uma campanha de crowdfunding?

Quem tem um projeto inovador e busca apoiadores, tem no crowdfunding a maneira mais fácil de fazer-se conhecido. Basta criar a sua campanha de crowdfunding e fazer uma boa apresentação do seu projeto. Aqui vale a criatividade e o poder de convencimento sobre a sua ideia!

Quem pode contribuir com crowdfunding?

Os contribuidores podem ser pessoas físicas ou jurídicas que acreditem na proposta e desejem vê-la fora do papel. Basta decidir com quanto quer contribuir, e desfrutar das recompensas que o criador de campanha prometeu para seus apoiadores.

Crowdfunding x Burocracia

Uma das grandes vantagens do crowdfunding, e que vem tornando-o o queridinho dos inovadores como Médicos Sem Fronteiras, Maurren Maggi e Slasher, por exemplo, é a desburocratização em relação a outros tipos de financiamentos. Antes, era preciso provar por A+B a um banco, patrocinador, filantropistas, distribuidores ou investidor anjo que o seu projeto é viável e pode sim fazer sucesso.

Agora, os trâmites são outros e quem deve ser convencido é o seu público-alvo, que virá a se tornar a sua própria fonte de recursos para implantação do projeto.

A visibilidade das redes sociais

Agora não é mais preciso bater de porta em porta explicando a cada possível investidor qual é a sua ideia. Basta fazer uma boa apresentação na web e compartilhá-la nas redes sociais, potencializando a visibilidade da sua campanha de crowdfunding e conquistando cada vez mais adeptos. Lembre-se o crowdfunding é a arte de capitalizar a sua rede de contatos! Vamos lá, transformar esse tempo que você já investiu criando essa rede, em fonte motivadora e impulsionadora dos seus sonhos.

O poder de viralidade das redes sociais é imenso e você não precisa ficar limitado ao território nacional. Muitas campanhas recebem financiamento de estrangeiros, demonstrando a abrangência e alcance da internet para este tipo de negócio.

Que tal criar sua campanha de crowdfunding?

Geralmente, com o crowdfunding, você só recebe as doações caso atinja o valor estipulado para a sua campanha. Mas, com a Kickante é diferente! Oferecemos campanhas flexíveis, nas quais você recebe todo o valor arrecadado, mesmo que não tenha atingido a meta estabelecida. Mas, não adianta simplesmente colocar sua ideia e esperar que o milagre aconteça. Vá em busca de pessoas que acreditam na sua ideia, explique melhor o seu projeto a todos a sua volta, invista no marketing do seu negócio.

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Quero criar um crowdfunding

Quando finalmente conseguir atingir uma meta financeira é chegado o momento de colocar a sua ideia em prática. Lembre-se de agradecer as pessoas que apoiaram a sua campanha e, se possível, envolva-as em outros processos, demonstrando que você não as esqueceu. Por essas e outras facilidades é que o crowdfunding chegou para ficar de vez. Com iniciativas pipocando pra todo lado, não é uma tarefa fácil conseguir o dinheiro necessário para seu projeto. Por isso, com uma boa campanha de comunicação você angaria os recursos para tirar a sua ideia do papel e ter muito sucesso.

E aí, o que achou de nossas dicas? Você já criou ou pretende criar sua campanha de crowdfunding?

Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários!

#vamoskickar!