Crowdfunding para Games: Dicas e Exemplos

Se você possui uma boa ideia de jogo, mas não tem recursos para lançá-la, temos ótima notícia: dentre as 30 campanhas de crowdfunding de maior sucesso no mundo, mais da metade são de Games. E este sucesso se repete também nas campanhas de crowdfunding de game da Kickante. Com o apoio da comunidade de jogos, as campanhas alcançam até 695% de sua meta de arrecadação inicial!

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Confira o artigo que preparamos para que você crie uma campanha de crowdfunding de sucesso e tire seu jogo do papel!

Objetivos e Metas de Crowdfunding para Games

Dentre os diferentes objetivos daqueles que nos procuram para lançar campanhas de financiamento coletivo para games, alguns costumam ser mais frequentes:

  • Recursos para viabilizar a compra de equipamentos;
  • Recursos para viabilizar a produção do jogo;
  • Apoio financeiro para a equipe de criação do projeto.

Para definir a meta (valor que precisa captar) para sua campanha de crowdfunding é importante levar em consideração todos os custos envolvidos na produção e distribuição do seu game (produzir e entregar – caso seja um jogo físico, por exemplo) e também das recompensas de sua campanha (produzir e enviar brindes, itens personalizados, entre outros). Inclua sempre também a taxa da administrativa da Kickante, para poder chegar ao valor líquido necessário que precisa arrecadar.

Veja um exemplo de definição dos custos para a campanha de crowdfunding de Fields Gore, que arrecadou mais de R$ 17 mil em apenas 7 dias na Kickante:

Despesas da campanha de financiamento coletivo Fields Gore

Dicas Gerais para Projetos de Crowdfunding de Games

  1. Considere sua base de fãs na hora de calcular a meta e pensar a sua estratégia captação
    Em torno de 30% das contribuições para campanhas de crowdfunding vem da rede de contatos do criador da campanha (familiares, amigos e contatos). Mas, com campanhas de crowdfunding de games, esse número aumenta exponencialmente, devido a grande comunidade de fãs de games. Por isso, é importante definir metas realistas, que levem em consideração o tamanho da sua base de divulgação . E claro, pense em metas estendidas para incentivar ainda mais a sua base de fãs (em algumas campanhas, com o incentivo das metas estendidas, a arrecadação pode chegar a 200%, 400% e até 695% da meta inicial!
  2. Defina se sua campanha será Flexível ou Tudo ou Nada
    Caso seu projeto possa ser viabilizado mesmo não atingindo todo o valor de sua meta de arrecadação de crowdfunding, sua campanha pode ser do tipo Flexível, uma exclusividade da Kickante. Nessa modalidade você recebe o valor arrecadado (descontando a taxa da plataforma) mesmo que não atinja a meta.
    Agora, se você só vai poder realizar o seu projeto caso arrecade o valor total da meta, a sua campanha deve ser do tipo “Tudo ou Nada”. Neste caso, se você não atingir a meta de arrecadação, o valor será devolvido integralmente aos contribuidores.
    Importante: caso escolha o tipo de campanha Flexível, deixe claro para o contribuidor o que fará com o dinheiro ou como conseguirá o restante da meta.
  3. Como apresentar seu projeto: Pense em Pré-venda, Exclusividade, Proximidade com os fãs
    O financiamento coletivo não é simplesmente uma forma de “pedir dinheiro” e sim, uma ótima oportunidade de se aproximar, receber o feedback sobre seu game e deixar que seus fãs façam parte real de seu projeto. Essa visão de coletividade já é percebida em países como os EUA, onde o mercado é avançado e mais maduro.
    Através do financiamento coletivo os seus fãs e amigos têm oportunidade de: participar de um momento importante de sua trajetória profissional ou de sua agência, ter o nome nos agradecimentos do game, receber posteres, ter acesso a produtos únicos (com metas estendidas, os contribuidores ganham mais itens) e assim por diante.
    Esta é uma nova fase do mercado onde seus fãs é que determinarão se seu projeto ou sonho será realizado!
  4. Mostre seu talento: inclua vídeos na sua campanha
    Um vídeo bem feito é uma ótima forma de apresentar seu game e se aproximar mais de seus contribuidores. Eles gostam de conhecer quem está por trás do projeto e um pouco mais como será o jogo que tanto querem.
    E mais, o vídeo é também uma excelente forma para a sua campanha viralizar fora da página da Kickante e atrair mais contribuidores ao ser compartilhada nas redes sociais, blogs e fóruns. A gente sabe que grande parte das contribuições virão daquelas pessoas que já conhecem seu trabalho, mas a Kickante também recebe muitas visitas de pessoas interessadas em conhecer e apoiar novos projetos. Por isso, é sempre bacana incluir no corpo da sua campanha um vídeo de apresentação sua e de seu projeto.
  5. Personalize sua campanha
    Dedique tempo na criação de sua campanha, inclua textos, imagens, vídeos, gráficos.. enfim, tudo o que possa enriquecer a página de sua campanha! Afinal, não basta ser popular, o layout de sua campanha precisa ser único. Escreva textos engajantes, fale com o seu público de igual para igual. Explique para eles como este projeto impactará a sua vida ou das pessoas ao seu redor.

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Recompensas para Campanhas de Crowdfunding de Games

As recompensas são uma parte muito importante da sua campanha de financiamento coletivo. Aqui na Kickante, costumamos falar que se você tem um projeto legal + recompensas incríveis = campanha de sucesso! As recompensas podem ser determinantes para que você alcance o sucesso. Afinal, todo mundo gosta de ganhar um presente 😀

Lembre-se, inclua sempre diferentes recompensas para cada valor contribuído. Desde recompensas para quem contribuir com R$ 10,00, mas também para quem quiser contribuir com valores mais altos como R$ 2.000,00, 5.000,00 ou mais. Incluir recompensas para diversos valores de contribuição permitirá que todos possam de ajudar, mesmo com pouco.

Veja alguns exemplos muito relevantes de recompensas que o público que contribui para projetos educacionais costuma gostar muito:

  • Miniatura do personagem do jogo: nada melhor do que receber um personagem do jogo em primeira mão! Se as pessoas estão contribuindo para seu jogo, elas merecem receber o produto final (ou pelo menos uma pequena prévia) antes dele estar a venda em qualquer loja. Garanta isso e sua campanha já terá uma boa recompensa!
  • Camisas, canecas, certificado de contribuidor: os contribuidores gostam de itens diferentes! Produza edições limitadas de camisas, canecas e itens com sua marca, para aqueles que contribuírem com a sua campanha;
  • Participar do projeto: que tal convidar um grupo seleto de contribuidores para avaliar seu jogo? Vale a pena! Você vai garantir uma experiência única para os seus fãs e eles vão te agradecer por isso adquirindo mais e mais recompensas;
  • Conhecer o criador do projeto: dê a oportunidade do seu fã te conhecer pessoalmente. Você pode listar datas e os locais em que estará disponível para encontrar com eles ou conversar por Hangout ou Skype mesmo.
  • Cotas para empresas e lojas: para as empresas que queiram ter a marca de sua empresa no jogo – seja nas regras, no tabuleiro ou alguma outra parte. Ou incluir a marca da empresa em itens de divulgação de seu jogo como posteres, camisa ou site. Assim você garante valores maiores de contribuição!

Divulgação e Marketing de Campanha de Crowdfunding para Games

Não há risco ou burocracia em crowdfunding e você pode começar a arrecadar assim que lançar sua campanha! Por isso, dedique tempo na criação e, uma vez que ela esteja estruturada, lance para o mundo!

Preparamos algumas dicas super legais para a divulgação de sua campanha. Esta é uma etapa muito importante: afinal, da onde virão as contribuições?

  1. Comece do Começo: a força das primeiras contribuições
    Muitos criadores de campanha subestimam a força da sua rede de contato mais próxima: amigos, familiares, colegas de trabalho, outros amigos da área de educação e assim por diante. E, como dissemos, com campanhas de financiamento coletivo de jogo, esse número de contribuidores iniciais pode aumentar exponencialmente, devido a grande comunidade de fãs de games. Nossa experiência mostra que as primeiras contribuições (kicks) costumam vir justamente dessas pessoas e, tem mais, elas geram um efeito psicológico em outros contribuintes que, ao verem contribuições, se animam a participar também. Chamamos isso de “A regra dos 30%“.
    Devido à força da comunidade de jogos, a campanha de Caçadores da Galáxia arrecadou R$ 25 mil em apenas 30 minutos, se tornando um recorde para o setor no Brasil. E, até o momento, o valor está em cerca de R$ 106 mil (420% da meta).
  2. Canais de Comunicação: não deixe nenhum de fora
    Você precisa ser criativo para atingir esse pessoal todo: como você mais se comunica com sua mãe? Ligue para ela e faça passo-a-passo com ela até ela dar a primeira contribuição, mande um e-mail para seu irmão, um Whatsapp para seus amigos (as campanhas da Kickante funcionam no celular!), deixe flyers no mural da faculdade ou nos locais que frequenta, anuncie, se possível, em lan houses e assim por diante.
    Nem só de mídias sociais vivem as campanhas de crowdfunding. Pense onde está seu público e corra atrás deles!
  3. Offline também funciona: aumente o alcance do seu crowdfunding para games
    Como gamer, uma das riquezas que você tem nas mãos é o contato que possui com seus fãs e admiradores do seu jogo. Faça ações também offline!
    Você pode e deve falar da sua campanha em encontros com amigos, imprimir flyers e pôsteres, fazer ligações e tudo mais que o mundo fora da Internet permitir! O objetivo é sempre atrair interessados para visitarem a página da sua campanha e, consequentemente, contribuições.
  4. Use as mídias sociais: elas são poderosas
    Se você ainda não tem uma Fan Page no Facebook sobre o seu projeto, crie uma agora! Se já tem, ótimo, continue a crescê-la. Logicamente, atualizar o seu perfil pessoal com posts sobre a campanha é bastante válido, mas com uma Fan Page, você terá usuários que gostam do seu jogo e, provavelmente, terá mais contribuições. Outra vantagem, é que caso você queira lançar outra campanha de financiamento coletivo, já terá um público selecionado onde poderá divulgar sobre seu novo projeto e pedir novamente contribuições.
    Você deve postar com frequência em seu Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e quaisquer outras redes sociais que possuir. Mas, não vale fazer um post só e achar que as contribuições vão chover, hein? Você deve fazer várias postagens ao longo da sua campanha: ao menos 2 por dia no Facebook, 3 por dia no Twitter, 1 por dia no Instagram, ao menos 1 e-mail por semana para todos os seus conhecidos, 3 publicações por semana no seu LinkedIn e assim por diante. Seja criativo nas suas postagens: coloque sempre o link da campanha logo no começo do post, fale rapidamente sobre o objetivo (textos muito longos não costumam funcionar), altere posts com imagem e sem, com vídeo e sem, fale das recompensas, fale de seus projetos, livros, livros, pesquisas, assim por diante.
    Não esqueça que a Kickante é a única plataforma que tem parceria com o YouTube para poder exibir links de campanhas de crowdfunding em vídeos. Adicione o link da campanha em todos os seus vídeos, não esqueça! Saiba como colocar o link de sua campanha e arrecadar mais contribuições via Youtube.
  5. Trabalhe com sua base de fãs e comemore com eles
    Os fãs e admiradores são muito importantes para o sucesso da sua campanha e você deve convidá-los a lhe ajudar ativamente. Muitos deles, compartilham a sua campanha no Facebook, Twitter, Whatsapp, Blogs, entre outras formas. Eles fazem isso pois querem que sua campanha alcance a meta e seu projeto seja lançado (para, enfim, consumi-lo ou que as pessoas ao redor sejam beneficiadas).
    A viralização é muito maior quando mais pessoas estão falando da sua campanha para ainda mais pessoas. Você vai ver, o resultado é incrível!
    Não deixe nunca de agradecer o engajamento e lembre-se que você tem uma ferramenta para se comunicar com aqueles que estão acompanhando sua campanha na Kickante. Trata-se do mini blog da campanha.
  6. Assessoria de Imprensa
    Você pode trabalhar com assessoria de imprensa para conseguir maior exposição da sua campanha, atraindo ainda mais olhares e contribuidores. Se você já tem uma assessoria, ótimo. Caso contrário, entre em contato com a Kickante após lançar sua campanha que temos uma opção de trabalho com esse fim.
    Você pode conferir nosso guia para criar um press release para campanha de financiamento coletivo.
  7. Aproveite a assessoria de marketing da Kickante
    Ao lançar sua campanha na Kickante, você vai receber um plano de marketing com dicas de como divulgar a sua campanha e, além disso, pode entrar em contato conosco pedindo uma assessoria maior. Temos uma equipe dedicada a oferecer dicas de marketing para sua campanha de crowdfunding de educação. Bom, não é mesmo?

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Exemplos de Campanhas de Crowdfunding para Games

Já falamos sobre dicas, objetivos e divulgação de marketing. Agora, para inspirar vocês ainda mais, separamos alguns exemplos de campanhas de financiamento coletivo de games e nossas observações sobre coisas legais em cada uma delas. Aprenda com campanhas de sucesso e bata também a sua meta, garantindo a realização do seu projeto educacional!

Caçadores da Galáxia

  • Recompensa exclusivas para os primeiros contribuidores: esta campanha se tornou um recorde para o setor de jogos no Brasil ao arrecadar R$ 25 mil e bater a meta em apenas 30 minutos. Nela, os primeiros contribuidores ganharam recompensas especiais e exclusivas. Desta forma, em minutos, várias recompensas já haviam se esgotado.
  • Recompensas para metas estendidas: a meta inicial da campanha era de R$ 25 mil mas, devido ao grande sucesso, foram criadas outras 29 metas (que chamamos de metas estendidas), das quais 28 já foram alcançadas. E, quando cada nova meta alcançada, novas recompensas são adicionadas à campanha. A próxima meta a ser alcançada é R$ 107 mil.

BASH

  • PDFs dos personagens: o criador da campanha de RPG disponibilizou o pdf com o jogo e a ficha de cada um dos personagens. Bem legal! Assim, os contribuidores poderia saber mais detalhadamente sobre a campanha e despertar ainda mais a vontade de contribuir para adquirir as recompensas.

Sobre Candice Pascoal

Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento crowdfunding, Candice Pascoal é a CEO e fundadora da Kickante, o mais importante site de financiamento coletivo do Brasil. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

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