Crowdfunding para Educação: Dicas e Exemplos

Você é estudante, professor, escritor, uma ONG ou entidade educacional e está em busca de recursos para viabilizar seu projeto educacional? A Kickante tem um histórico incrível de campanhas de crowdfunding em prol da educação e ficamos felizes em proporcionar a mudança na vida de cada criador através da realização de seus projetos!

Objetivos e Metas de Crowdfunding para Educação

Dentre os diferentes objetivos daqueles que nos procuram para lançar campanhas de educação de financiamento coletivo, alguns costumam ser mais frequentes:

  • Recursos para a custear intercâmbios, mestrado, cursos, entre outros;
  • Recursos para participar de competições estudantis e conferências internacionais;
  • Apoio financeiro para a viabilização de pesquisas;
  • Recursos financeiros para a compra de materias e equipamentos para os projetos.

Para definir a meta (valor que precisa captar) para seu projeto de educação é importante levar em consideração todos os custos envolvidos na produção e distribuição de seu projeto e também das recompensas de sua campanha. Inclua sempre também a taxa da administrativa da Kickante, para poder chegar ao valor líquido necessário que precisa arrecadar.

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Dicas Gerais para Projetos Educacionais de Crowdfunding

Considere sua base de fãs na hora de calcular a meta e pensar a sua estratégia captação

Em torno de 30% das contribuições para campanhas de crowdfunding vem da rede de contatos do criador da campanha (familiares, amigos e contatos). Por isso, é importante definir metas realistas, que levem em consideração o tamanho da sua base de divulgação.

Defina se sua campanha será Flexível ou Tudo ou Nada

Caso seu projeto possa ser viabilizado mesmo não atingindo todo o valor de sua meta de arrecadação de crowdfunding, sua campanha pode ser do tipo Flexível, uma exclusividade da Kickante. Nessa modalidade você recebe o valor arrecadado (descontando a taxa da plataforma) mesmo que não atinja a meta.

Agora, se você só vai poder realizar o seu projeto caso arrecade o valor total da meta, a sua campanha deve ser do tipo “Tudo ou Nada”. Neste caso, se você não atingir a meta de arrecadação, o valor será devolvido integralmente aos contribuidores.

Importante: caso escolha o tipo de campanha Flexível, deixe claro para o contribuidor o que fará com o dinheiro ou como conseguirá o restante da meta.

Como apresentar seu projeto: Pense em Pré-venda, Exclusividade, Proximidade com os fãs

O financiamento coletivo não é simplesmente uma forma de “pedir dinheiro”. Aliás, essa é uma visão que já não existe em países como os EUA, onde o mercado é avançado e mais maduro.

Através do crowdfunding os seus fãs e amigos têm oportunidade de: participar de um momento importante de sua tragetória educacional, ter o nome nos agradecimentos de seu projeto, ajudar projetos educacionais para crianças, ter acesso a produtos únicos (sabia que temos uma campanha do time de Robótica do Brasil?) e assim por diante.

Esta é uma nova fase do mercado onde seus fãs é que determinarão se seu projeto ou sonho será realizado. É uma ótima oportunidade de se aproximar, receber o feedback sobre seu trabalho e deixar que seus fãs façam parte real de seu projeto.

Mostre seu talento: inclua vídeos na sua campanha

Um vídeo bem feito (pode ser filmado pelo celular mesmo) é uma ótima forma de se apresentar e se aproximar mais de seus contribuidores. Eles gostam de conhecer quem está por trás do projeto. E mais, o vídeo é também uma excelente forma para a sua campanha viralizar fora da página da Kickante e atrair mais contribuidores ao ser compartilhada nas redes sociais, blogs e fóruns. A gente sabe que grande parte das contribuições virão daquelas pessoas que já conhecem seu trabalho, mas a Kickante também recebe muitas visitas de pessoas interessadas em conhecer e apoiar novos projetos. Por isso, é sempre bacana incluir no corpo da sua campanha um vídeo de apresentação sua e de seu projeto.

Personalize sua campanha

Dedique tempo na criação de sua campanha, inclua textos, imagens, vídeos, gráficos.. enfim, tudo o que possa enriquecer a página de sua campanha! Afinal, não basta ser popular, o layout de sua campanha precisa ser único. Escreva textos engajantes, fale com o seu público de igual para igual. Explique para eles como este projeto impactará a sua vida ou das pessoas ao seu redor.

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Recompensas para Campanhas de Crowdfunding de Educação

As recompensas são uma parte muito importante da sua campanha de financiamento coletivo. Aqui na Kickante, costumamos falar que se você tem um projeto legal + recompensas incríveis = campanha de sucesso! As recompensas podem ser determinantes para que você alcance o sucesso. Afinal, todo mundo gosta de ganhar um presente 😀

Lembre-se, inclua sempre diferentes recompensas para cada valor contribuído. Desde recompensas para quem contribuir com R$ 10,00, mas também para quem quiser contribuir com valores mais altos como R$ 2.000,00, 5.000,00 ou mais. Incluir recompensas para diversos valores de contribuição permitirá que todos possam de ajudar, mesmo com pouco.

Veja alguns exemplos muito relevantes de recompensas que o público que contribui para projetos educacionais costuma gostar muito:

  • O livro ou projeto em primeira mão: nada melhor do que receber algo exclusivo em primeira mão! Se as pessoas estão contribuindo para seu projeto, elas merecem receber o produto final antes dele estar a venda em qualquer loja. Garanta isso e sua campanha já terá uma boa recompensa!
  • Camisas, fotos exclusivas, certificado de contribuidor: os contribuidores gostam de itens diferente!. Produza edições limitadas de camisas e itens com sua marca, para aqueles que contribuirem com a sua campanha;
  • Participar do projeto: que tal convidar seus contribuidores para participar de um curso, workshop ou palestra que você realizará? Vale a pena! Você vai garantir uma experiência única para os seus fãs e eles vão te agradecer por isso adquirindo mais e mais recompensas;
  • Conhecer o criador do projeto: dê a oportunidade do seu fã te conhecer pessoalmente. Você pode listar datas e os locais em que estaria disponível para encontrar com eles ou conversar por Hangout ou Skype mesmo.
  • Cotas para empresas e lojas: inclua a venda de uma quantidade maior de Livros, adquirir seu projeto a um preço super especial, incluir a marca do contribuidor em itens de divulgação de seu projeto como posteres, camisa ou site. Assim você garante valores maiores de contribuição!

Divulgação e Marketing de Campanha de Crowdfunding para Educação

Não há risco ou burocracia em crowdfunding e você pode começar a arrecadar assim que lançar sua campanha! Por isso, dedique tempo na criação e, uma vez que ela esteja estruturada, lance para o mundo!

Preparamos algumas dicas super legais para a divulgação de sua campanha. Esta é uma etapa muito importante: afinal, da onde virão as contribuições?

  1. Comece do Começo: a força das primeiras contribuições
    Muitos criadores de campanha subestimam a força da sua rede de contato mais próxima: amigos, familiares, colegas de trabalho, outros amigos da área de educação e assim por diante. Nossa experiência mostra que as primeiras contribuições (kicks) costumam vir justamente dessas pessoas e, tem mais, elas geram um efeito psicológico em outros contribuintes que, ao verem contribuições, se animam a participar também. Chamamos isso de “A regra dos 30%“.
  2. Canais de Comunicação: não deixe nenhum de fora
    Você precisa ser criativo para atingir esse pessoal todo: como você mais se comunica com sua mãe? Ligue para ela e faça passo-a-passo com ela até ela dar a primeira contribuição, mande um e-mail para seu irmão, um Whatsapp para seus amigos (as campanhas da Kickante funcionam no celular!), deixe flyers no mural da faculdade ou nos locais que frequenta, anuncie, se possível, em livrarias e assim por diante.
    Nem só de mídias sociais vivem as campanhas de crowdfunding. Pense onde está seu público e corra atrás deles!
  3. Offline também funciona: aumente o alcance do seu crowdfunding para educação
    Como escritor, uma das riquezas que você tem nas mãos é o contato que possui com seus fãs e admiradores da sua arte. Faça ações também offline!
    Você pode e deve falar da sua campanha em saraus, encontros com amigos, imprimir flyers e pôsteres, fazer ligações e tudo mais que o mundo fora da Internet permitir! O objetivo é sempre atrair interessados para visitarem a página da sua campanha e, consequentemente, contribuições.
  4. Use as mídias sociais: elas são poderosas
    Se você ainda não tem uma Fan Page no Facebook sobre o seu projeto, crie uma agora! Se já tem, ótimo, continue a crescê-la. Logicamente, atualizar o seu perfil pessoal com posts sobre a campanha é bastante válido, mas com uma Fan Page, você terá usuários que gostam do seu trabalho (seja você um Pesquisador, ONG, Estudante ou Instituição de Ensino) e, provavelmente, terá mais contribuições. Outra vantagem, é que caso você queira lançar outra campanha de financiamento coletivo, já terá um público selecionado onde poderá divulgar sobre seu novo projeto e pedir novamente contribuições.
    Você deve postar com frequência em seu Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e quaisquer outras redes sociais que possuir. Mas, não vale fazer um post só e achar que as contribuições vão chover, hein? Você deve fazer várias postagens ao longo da sua campanha: ao menos 2 por dia no Facebook, 3 por dia no Twitter, 1 por dia no Instagram, ao menos 1 e-mail por semana para todos os seus conhecidos, 3 publicações por semana no seu LinkedIn e assim por diante. Seja criativo nas suas postagens: coloque sempre o link da campanha logo no começo do post, fale rapidamente sobre o objetivo (textos muito longos não costumam funcionar), altere posts com imagem e sem, com vídeo e sem, fale das recompensas, fale de seus projetos, livros, livros, pesquisas, assim por diante.
    Não esqueça que a Kickante é a única plataforma que tem parceria com o YouTube para poder exibir links de campanhas de crowdfunding em vídeos. Adicione o link da campanha em todos os seus vídeos, não esqueça! Saiba como colocar o link de sua campanha e arrecadar mais contribuições via Youtube.
  5. Trabalhe com sua base de fãs e comemore com eles
    Seus fãs e admiradores são muito importantes para o sucesso da sua campanha e você deve convidá-los a lhe ajudar ativamente. Muitos deles, compartilham a sua campanha no Facebook, Twitter, Whatsapp, Blogs, entre outras formas. Eles fazem isso pois querem que sua campanha alcance a meta e seu projeto seja lançado (para, enfim, consumi-lo ou que as pessoas ao redor sejam beneficiadas).
    A viralização é muito maior quando mais pessoas estão falando da sua campanha para ainda mais pessoas. Você vai ver, o resultado é incrível!
    Não deixe nunca de agradecer o engajamento e lembre-se que você tem uma ferramenta para se comunicar com aqueles que estão acompanhando sua campanha na Kickante. Trata-se do mini blog da campanha.
  6. Assessoria de Imprensa
    Você pode trabalhar com assessoria de imprensa para conseguir maior exposição da sua campanha, atraindo ainda mais olhares e contribuidores. Se você já tem uma assessoria, ótimo. Caso contrário, entre em contato com a Kickante após lançar sua campanha que temos uma opção de trabalho com esse fim.
    Você pode conferir nosso guia para criar um press release para campanha de financiamento coletivo.
  7. Aproveite a assessoria de marketing da Kickante
    Ao lançar sua campanha na Kickante, você vai receber um plano de marketing com dicas de como divulgar a sua campanha e, além disso, pode entrar em contato conosco pedindo uma assessoria maior. Temos uma equipe dedicada a oferecer dicas de marketing para sua campanha de crowdfunding de educação. Bom, não é mesmo?

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Exemplos de Campanhas de Crowdfunding para Educação

Já falamos sobre dicas, objetivos e divulgação de marketing. Agora, para inspirar vocês ainda mais, separamos alguns exemplos de campanhas de financiamento coletivo de educação e nossas observações sobre coisas legais em cada uma delas. Aprenda com campanhas de sucesso e bata também a sua meta, garantindo a realização do seu projeto educacional!

Cultura e diversão nas férias das crianças

  • Recompensa: nesta campanha, na verdade, quem ganhava o presente físico (um livro) eram as crianças carentes do bairro de São Marcos, em Campinas. Com 50 reais, o contribuidor presenteava 4 crianças com 25 livros. Com 100,00 eram montados 10 kits para as crianças (com 60 livros no total). O presente físico era dado para as crianças e para os contribuidores, ficava a sensação de dever cumprido por ter proporcionado o bem para uma criança. Há recompensas que não são físicas, mas proporcionam uma experiência única para o contribuidor.

Formatura no coração da Amazônia

  • Vídeo: vídeos são uma forma muito bacana de se comunicar com o público que está visitando sua página de crowdfunding. No vídeo, os criadores explicaram sobre o projeto e o que os motivou a criar campanha. Lembre-se que crowdfunding é algo pessoal e quanto mais honesto for o seu contato, melhor serão os resultados. Mas, não precisa ser uma super produção, pode ser um filme caseiro, gravado com o celular mesmo. O que importa é você se mostrar para seus possíveis contribuidores e solicitar a contribuição de cada um.

Danilo na PGLA – Jordânia

  • Campanha Personalizada: nesta campanha, o objetivo do criador era representar o Brasil em uma competição estudantil que acontecera na Jordânia. Por isso, nada mais justo que TODAS as recompensas tivessem a ver com o país de destino: cartão postal da Jordânica, Lenço da Jordânia, supresa do Mar Morto, vaso decorativo de Petra entre outros. Desta forma, os contribuidores se sentiram realmente parte do projeto do criador.

Bel Pesce: Legado A Menina do Vale

  • Inovação na divulgação: Bel Pesce, criadora da campanha e autora do Livro A Menina do Vale 2, divulgou o seu livro através do Tour que realizou em diversas cidades do Brasil! Ela palestrou em 28 cidades disseminando conhecimento e seu amor pela educação e empreendedorismo.
  • Mídias Sociais: Bel Pesce criou um evento no Facebook para cada palestra e instigou o pessoal a comprar o ingresso de sua palestra e também o livro através da página da campanha. E a campanha deu tão certo que se tornou o recorde de arrecadação em financiamento coletivo no Brasil com R$ 889 mil arrecadados!!

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Sobre Candice Pascoal

Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento crowdfunding, Candice Pascoal é a CEO e fundadora da Kickante, o mais importante site de financiamento coletivo do Brasil. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

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