Crowdfunding é um Estímulo para a Educação

Imagem do kickante Raquel Helen Silva no mestrado em YALE!

Hoje, todo mundo clama pela melhoria da educação e, de fato, precisamos de ajuda. Entretanto, ter uma formação completa demanda muito dinheiro e investimento.

A alternativa que os alunos tinham, o Fies, não aceita mais inscrições – o Governo informou que acabou a verba para novos contratos. Isso quer dizer que quem está no meio do curso, não vai conseguir terminá-lo porque não teve nova concessão e quem estava buscando entrar numa faculdade, mesmo sendo aprovado na instituição, não terá o financiamento.

Quero criar um crowdfunding

O aumento do custo da educação é um enorme problema econômico. Muitos estudantes almejam melhorar de vida e alçar voos mais altos, como intercâmbios, por exemplo. Mas, esbarram nos altos custos. O mesmo cenário acontece com graduação e pós-graduação, pois  alguns cursos possuem mensalidades altíssimas, muitas vezes, inviabilizando o ingresso na Instituição sem uma ajuda financeira.

O crowdfunding surgiu como um meio de tornar sonhos pessoais em realidade. O modelo de economia colaborativa apareceu como uma excelente solução para artistas, idealistas e empresários que procuram maneiras de aproveitar o poder da tecnologia para financiar suas ideias e fazer a diferença para a educação do Brasil.

Benefícios do Crowdfunding

Muitos jovens e adultos tomaram a iniciativa de criar uma campanha de financiamento coletivo para seguir estudando e obtiveram muito sucesso!

Um grupo de doze estudantes de direito da FGV se juntaram no começo do ano para arrecadar fundos para financiar uma viagem à Holanda, para participarem da Competição de Direito Penal Internacional.

O custo total da viagem era de quase R$ 90 mil reais e, por isso, a campanha foi criada para cobrir os custos de passagem e hospedagem de três das alunas, que são bolsistas integrais na faculdade e têm dificuldade financeira. Felizmente, a equipe ultrapassou a meta inicial e puderam realizar esse sonho.

Imagem do kickante Competição de Direito Penal Internacional
Imagem do kickante Competição de Direito Penal Internacional

Outro exemplo é o de Matheus, um cearense de 19 anos, com sede de conhecimento. O menino teve uma trajetória incrível durante toda a sua vida escolar – incluindo bolsa de estudos, inúmeros prêmios acadêmicos, olimpíadas de física, matemática, astronomia, informática e robótica – e tinha o sonho de estudar Business e Ciência da Computação na University of British Columbia, considerada a melhor do Canadá nessa área.

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Matheus criou uma campanha de financiamento coletivo para sua viagem e arrecadou 105% de sua meta, parte disso foi pela enorme criatividade ao definir as recompensas a quem contribuísse. Variavam de uma cutucada no Facebook, uma selfie dele com sua foto no campus da UBC e até um vídeo cantando “Let it Go”, a música do famoso filme Frozen. Demais, né?

educação

Dicas para quem está em busca de recursos para viabilizar seu projeto educacional via crowdfunding

• Considere sua base de contatos ao calcular a meta e pensar a sua estratégia captação

Em torno de 30% das contribuições para campanhas de crowdfunding vem da rede de contatos do criador da campanha (familiares, amigos e contatos). Por isso, é importante definir metas realistas, que levem em consideração o tamanho da sua base de divulgação.

• Defina o tipo da sua campanha

Caso seu projeto possa ser viabilizado mesmo não atingindo todo o valor de sua meta de arrecadação de crowdfunding, sua campanha pode ser do tipo Flexível, uma exclusividade da Kickante. Nessa modalidade, você recebe o valor arrecadado (descontando a taxa da do site) mesmo que não atinja a meta.

Agora, se você só puder realizar o seu projeto caso arrecade o valor total da meta, a sua campanha deve ser do tipo “Tudo ou Nada”. Neste caso, se você não atingir a meta de arrecadação, o valor será devolvido integralmente aos contribuidores. Importante: caso escolha o tipo de campanha Flexível, deixe claro para o contribuidor o que fará com o dinheiro ou como conseguirá o restante da meta.

• Mostre seu talento: inclua vídeos na sua campanha

Um vídeo bem feito (pode ser filmado pelo celular mesmo) é uma ótima forma de se apresentar e se aproximar mais de seus contribuidores. Eles gostam de conhecer quem está por trás do projeto. E mais, o vídeo é também uma excelente forma para a sua campanha viralizar fora da plataforma de crowdfunding e atrair mais contribuidores ao ser compartilhada nas redes sociais, blogs e fóruns.

A gente sabe que grande parte das contribuições virão daquelas pessoas que já conhecem seu trabalho, mas as plataformas também recebem muitas visitas de pessoas interessadas em conhecer e apoiar novos projetos. Por isso, é sempre bacana incluir no corpo da sua campanha um vídeo de apresentação sua e de seu projeto.

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• Personalize sua campanha

Dedique tempo na criação de sua campanha, inclua textos, imagens, vídeos, gráficos e tudo o que possa enriquecer a página de sua campanha! Afinal, não basta ser popular, o layout de sua campanha precisa ser único. Escreva textos engajadores, fale com o seu público de igual para igual. Explique para eles como este projeto impactará a sua vida ou das pessoas ao seu redor.