Como calcular a Meta de seu Crowdfunding

A meta da sua campanha deve ser o MÍNIMO que você precisa arrecadar para cumprir o seu objetivo. Você poderá ultrapassá-la e muitos o fazem. Valores muito altos podem afastar os contribuidores, que podem sentir que seus 20 ou 50 reais não farão diferença. Contudo, se colocar uma meta realista e explicar como utilizará o valor arrecadado, as pessoas se sentirão mais confiantes e dispostas a contribuir.

E mais, metas realistas manterão você instigado em alcançá-las, pois sabe que será mais fácil e rápido chegar ao valor total. Isso acontece em especial nas campanhas Tudo ou Nada, em que o criador só recebe o valor arrecadado se bater ou ultrapassar a meta estipulada.

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Quais custos devo incluir na meta da campanha?

Para a calcular a sua meta, leve em consideração:

  • os custos envolvidos para a execução do seu projeto: produção de livros, CDs, shows, aplicativos, entre outros;
  • custos das recompensas: produção e envio;
  • a taxa da administrativa da Kickante;
  • impostos: se aplicável.

Somando estes valores, você chegará ao valor líquido necessário que precisa arrecadar.

BÔNUS: Sempre recomendamos colocar uma margem de erro no orçamento entre 15% e 30%.

Quantos contribuidores são necessários para alcançar a meta?

Considere que geralmente 30% do valor virá de sua rede de amigos e familiares,70% de novos contatos (amigos de amigos, Kickante, mídia…). Uma conta fácil: divida o valor da sua meta pelo valor da sua principal recompensa (use 45 reais no caso de campanhas sem recompensas) e veja quantas pessoas precisará converter em apoiadores.

Esse número te assusta ou parece possível?

A Kickante é parceira dos criadores e te ajuda a multiplicar, veja:

Como utilizar as mídias sociais para ajudar a alcançar a meta

O alcance das mídias sociais tem diminuído bastante. Hoje em dia, um post no Facebook é visto por apenas 0,2% dos seguidores. Se sua fan page ou perfil possuir 300.000 seguidores, apenas 600 o verão de fato. E desse total, entre 2% a 5% em média converte em contribuidor. Alguns serão divulgadores, outros irão doar em uma segunda campanha, outros simplesmente não têm interesse. É importante agir com cautela nas projeções.

Por isso, para atingir sua meta de arrecadação via mídias sociais, você deve postar diversas vezes ao longo de sua campanha, como mencionamos em nosso Plano de Marketing Diário.

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Veja o exemplo abaixo:

Para arrecadar R$ 5.400,00, seria por exemplo necessário:

  • Divulgar seu post para 1.500.000 seguidores
  • Destes, apenas 3.000 verão de fato seus posts
  • Digamos que 2% contribuirão, ou seja, 60 doadores
  • Totalizando R$ 5.400,00 em doações

Calculando quanto tempo devo reservar por dia para bater a meta

Para aumentar suas chances de bater a sua meta, recomendamos seguir a tabela abaixo.Ela lista não só a média de contribuidores que necessitará para cada valor que buscar alcançar, mas o tempo que você deverá investir para chegar lá.

meta da campanha de crowdfunding - média de contribuidores e tempo de dedicação

Dizem que, se você conseguir 30% de sua meta de crowdfunding nas primeiras 2 semanas pós lançamento da sua campanha, então você está bem situado para chegar a 100%.

Há uma razão para isso: os 30% iniciais criarão um poder de maximização e divulgação alta o bastante que irá gerar uma onda de contribuição para a sua campanha.

Por isso, crie sua campanha de crowdfunding, siga a tabela acima de acordo com sua meta, com muita persistência e, em breve, estaremos divulgando sua meta batida nas redes da Kickante!

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