5 dicas para tirar sua ideia do papel

Quantas vezes você já escutou a frase: “Essa é uma ótima ideia! Você deveria colocar ela em prática agora mesmo”? Na maior parte das vezes, infelizmente, as pessoas que escutam isso não fazem absolutamente nada sobre o assunto. Simplesmente sentam em seus sofás e continuam levando a mesma vida de antes. Seja por falta de coragem, estímulo ou pura preguiça – não são poucas as boas ideias que nem saem do papel. A hora de fazer diferente é agora. Confira dicas que vão ajudar a trazer suas ideias para o plano real!

Transforme suas ideias em realidade ainda em 2014!

Torne a ideia concreta

É muito importante, antes de qualquer coisa, tirar sua ideia do plano abstrato e buscar torná-la algo mais concreto. Há muita diferença entre falar “vou criar um negócio online” e dizer “vou criar um negócio online para vender edições raras de obras da literatura brasileira para colecionadores”. Defina o seu projeto (link para o post de projeto), isto é ter foco e saber exatamente o que se pretende fazer.

​​

Quero criar um crowdfunding

Avalie os recursos que você tem e os que você precisa

Para fazer um bolo, você precisa de ingredientes. Para tirar sua ideia do papel, você precisa ter recursos. Alguns certamente já estarão ao seu alcance, outros, você precisará correr atrás. É muito importante que você não caia na armadilha de usar a falta de recursos como desculpa para não dar vida à sua ideia. Mesmo sem dinheiro, por exemplo, você pode dar o pontapé inicial. Encontre casos de pessoas com ideias parecidas com a sua e descubra como elas conseguiram ter sucesso na empreitada. Veja todas as campanhas de financiamento coletivo da Kickante, quem sabe, há alguma parecida com o seu negócio!

Defina o propósito da sua ideia

Este é o combustível que ajudará sua ideia a se tornar realidade. Quando uma ideia não tem propósito ela pode até acontecer, mas, no primeiro obstáculo pelo caminho, sua vontade de desistir será enorme. Avalie, por exemplo, se você tem um hobby em que deseja se tornar bom ou a sua ideia visa apenas ganhar dinheiro. Seu compromisso é fundamental para dar vida a este desejo.

Compartilhe sua ideia com pessoas que podem ajudar a torná-la realidade

Uma ideia começa a ganhar vida a partir do momento em que ela é compartilhada. Bata um papo com seus amigos, com sua família e com pessoas que poderão de alguma forma fazer o seu plano sair do papel, seja com contatos, estímulo ou até mesmo força de trabalho para ajudar na execução.

Compartilhe suas ideias com seus contatos, sua família e seus amigos.

Crie uma campanha de financiamento coletivo

Seu problema é falta de dinheiro? Isso não é motivo para a sua ideia não sair do papel! Crie uma campanha de financiamento coletivo, faça uma boa defesa da sua ideia e conte com a contribuição de pessoas de todo o mundo para torná-la realidade. Há muitos motivos para participar de campanhas de financiamento coletivo, pois é uma ferramenta poderosa, já que além de poder viabilizar sua ideia financeiramente ainda faz com que você conquiste potenciais clientes antes mesmo de começar. Muitas pessoas já tiveram sucesso com financiamento coletivo, seja o próximo!

Ideias não existem sozinhas. Todo mundo pode ter uma boa sacada! A jogada está em tirá-la do papel e mostrar para o mundo. Está esperando o que? Saia deste sofá e comece agora!

​​

Quero criar um crowdfunding

Espero que tenham gostado.

Deixe seu comentário e vamos kickar, pessoal!

Sobre Candice Pascoal

Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento crowdfunding, Candice Pascoal é a CEO e fundadora da Kickante, o mais importante site de financiamento coletivo do Brasil. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Quer receber mais conteúdos incríveis como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba artigos e dicas de nossos colunistas em seu e-mail.