10 passos para criar uma vaquinha virtual de sucesso

Já é certo que a vaquinha virtual, também chamada de crowdfunding, se tornou a forma mais rápida e prática de arrecadar dinheiro para tirar uma ideia do papel. Artistas, esportistas, projetos sociais, causas animais, entre outros, já se beneficiaram com o modelo de economia colaborativa.

Por isso, separamos algumas dicas para fazer com que sua vaquinha virtual seja um sucesso!

Quero criar uma vaquinha e arrecadar dinheiro já!

1. Pesquise outras vaquinhas virtuais

A investigação é fundamental para qualquer vaquinha.

Busque vaquinhas já criadas, bem sucedidas ou não. Pergunte aos seus amigos, familiares e ao seu público-alvo o que eles pensam sobre a sua ideia ou sonho.

2. Defina o objetivo de sua vaquinha e deixe-o claro no texto

As pessoas podem desistir de se comprometer com a sua vaquinha se eles não entenderem exatamente o que você está fazendo. Grande parte dos textos são redigidos a partir do ponto de vista do criador, mas garanta que outras pessoas também entenderão sua proposta ao entrar na página.

Foque no objetivo de sua vaquinha e responda questões como: qual a importância das contribuições, o que você vai realizar com o dinheiro arrecadado, qual é o seu objetivo com essa captação de fundos e o que o contribuidor ganhará ao te ajudar.

Existem milhares de vaquinhas virtuais ativas com as quais eles podem contribuir, mas sua história e trajetória são somente suas. Use-as ao seu favor.

Veja o exemplo da descrição da vaquinha para arrecadar fundos para construir uma praça:

box da vaquinha Praça Comunitária em Jardim Gramacho

3. Defina uma meta realista para a sua vaquinha

Estude seu orçamento e inclua todos os gastos para a sua causa. Porém, mantenha a meta realista e nunca peça mais do que o necessário. Se sua vaquinha tiver uma meta incompatível com a sua causa, são grandes as chances de você se decepcionar com o resultado.

Causas bacanas com metas realistas frequentemente ultrapassam a o valor planejado inicialmente. Se achar necessário, exponha o orçamento ao público para que eles entendam o porquê de a meta ser aquela.

4. Ofereça recompensas atrativas (não é obrigatório)

As recompensas não precisam, necessariamente, ser um produto físico. Você pode proporcionar uma experiência única, como um Skype, um certificado, post na mídia social do contribuidor, foto autografada…

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Certifique-se de que suas recompensas são atrativas e divertidas. Defina valores de contribuição justos e esteja aberto à ajustes, se você perceber que algumas recompensas estão dando mais retorno do que outras.

Veja o exemplo das recompensas da vaquinha do Esporte Clube Bahia para arrecadar dinheiro para a criação do Museu do Clube:

Recompensas da vaquinha do Esporte Clube Bahia

5. Certifique-se de que a página de vaquinha virtual é atraente

Separar um tempo para deixar sua página visualmente agradável, limpa e organizada pode impressionar os contribuidores e fazê-los ficar em sua vaquinha por mais tempo – e, possivelmente, contribuir.

Estímulos visuais são sempre bem-vindos. Seu texto deve ser claro e direto e, se possível, contar com imagens e/ou vídeos que ilustrem o que está escrito.

Mas, não precisa ser um vídeo com muitos recursos. Pode ser uma gravação feita com um celular. Porém, deve ser curto, direto ao ponto e mostrar sua personalidade – as pessoas tendem a contribuir mais quando se sentem mais próximas do criador da vaquinha.

6. Mantenha contato com seu público

As vaquinhas virtuais com mais atualizações e comentários são, normalmente, as mais visitadas. Isso porque o público sente mais credibilidade quando um criador mantém os contribuidores e seguidores atualizados. Além disso, desta forma, você atrai novos contribuidores, chama a atenção da imprensa e dá aos contribuidores uma razão para continuar falando sobre seu projeto.

Utilize o mini blog de sua campanha e fique em contato com seus contribuidores!

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7. Abuse das redes sociais

Você não precisa utilizar todas as redes sociais que existem. Identifique as melhores de acordo com onde está seu público e foque nelas.

Se você tem um projeto audiovisual, aproveite as ferramentas do Youtube, como comentários e mensagens privadas para divulgar seu trabalho. Se você tem um projeto de fotos, aposte no Instagram. Não se esqueça de colocar o link da campanha em todas as postagens. Alterne as postagens com textos, imagens e vídeo.

No Facebook, por exemplo, é possível descobrir qual teve maior aceitação pelo público, assim você já sabe qual utilizar com mais frequência.

É imprescindível que as redes sociais sejam atualizadas diariamente, assim o público não perde o engajamento.

8. Procure influenciadores da sua categoria

Faça uma pesquisa sobre os principais sites, blogs e pessoas envolvidas com o tema da sua vaquinha virtual e tente contatá-los. Mande mensagem, escreva um artigo ou press release e apresente a eles sua vaquinha. É uma via de mão dupla: você ganha mais visibilidade e dá para eles um conteúdo para falarem sobre.

9. Mantenha-se organizado

Fazer um plano de marketing para sua vaquinha virtual é uma boa maneira de não ficar sobrecarregado durante o período em que ela estiver no ar.

Faça um cronograma com as ações e estratégias e suas respectivas datas, assim, você já deixa tudo planejado e não sofre nenhum imprevisto.

10. Lance a vaquinha virtual na hora certa

Em alguns casos, a época do ano pode significar a diferença entre uma arrecadação de sucesso ou fracasso. Por exemplo, se você está arrecadando dinheiro para lançar um produto que seria um ótimo presente de Natal, certifique-se de lançá-la cedo o suficiente para dar tempo de o produto estar pronto até o dia 25.

Conclusão

Para fazer uma vaquinha virtual de sucesso você precisa ter um planejamento de todos os passos. É preciso ter paciência e persistência para alcançar seus objetivos.

Mas, lembre-se, a equipe da Kickante está sempre ao seu lado, ajudando-o em todas as etapas. Se você quer criar a sua vaquinha, mas ainda tem dúvidas, acesse o nosso Guia de Vaquinha ou envie um email para [email protected] e responderemos em até 24h 😉

Criar uma vaquinha na Kickante é rápido, fácil e sem burocracia. Lance sua campanha e comece  a arrecadar hoje mesmo!

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Sobre Candice Pascoal

Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento crowdfunding, Candice Pascoal é a CEO e fundadora da Kickante, o mais importante site de financiamento coletivo do Brasil. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

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