Crowdfunding ou doações recorrentes? Descubra se é um dilema ou uma oportunidade

A resposta para a pergunta é: faça AMBOS!

Hoje eu estou aqui para acabar com o mito de que o crowdfunding para ONGs compete com as doações recorrentes. Definitivamente não!

A verdade é que uma estratégia completa de captação de recursos considera utilizar diversos mecanismos e diferentes canais para garantir o suporte financeiro das organizações, bem como o engajamento de sua base.

quero criar um crowdfunding!

“Escolhemos a plataforma da Kickante, pois é mais focada em fundraising (captação de recursos) do que as plataformas de crowdfunding tradicionais, em que só há o processo de ‘tudo ou nada’. Qualquer valor é bem vindo, não podemos perder as doações!”

MICHELLE BRAGA, GERENTE DE RELACIONAMENTO COM DOADORES E ONE TO ONE DO MÉDICOS SEM FRONTEIRAS

Entenda como o crowdfunding é parte fundamental de sua captação de recursos:

O crowdfunding é a forma mais rápida e confiável de arrecadar doações, com um custo baixíssimo. Sua ONG não precisa contratar uma equipe para gerenciar a campanha de captação ou demorar para obter o resultado das ações. Além disso, fica com todos os dados de quem contribuiu, para manter o relacionamento com esses doadores e torná-los recorrentes no futuro.

É uma excelente maneira de potencializar suas doações e o alcance do seu público. O crowdfunding pode ser usado para apelos sazonais, como de final de ano, projetos especiais, emergências e até, com um apelo institucional mesmo. Ele auxilia o crescimento da sua base, espalhando sua causa pelo país (e até internacionalmente) e favorece doações extras de quem já contribui regularmente (sim! Quem está engajado adora participar).

Imagem do Kickante PwC e Rotary: Natal feliz para nossas crianças!

Possibilita testar, experimentar e descobrir. Por ser uma ferramenta online, é muito fácil fazer correções e adaptações durante o percurso sem ter prejuízo. Ainda, ouvir feedback de quem está participando e aprender mais ainda sobre seu público-alvo. Ajuda por tanto, a direcionar suas demais estratégias de captação.

quero criar um crowdfunding!

E tem mais: como sabemos que para qualquer que seja a causa toda ajuda é bem-vinda, com nosso modelo de campanha Flexível você recebe o valor mesmo sem bater a meta. Ótimo, né?!


Agora convido você a fazer um teste e potencializar sua captação de recursos ainda esse mês. Envie um email para [email protected] e vamos captar!

quero criar um crowdfunding!

Sobre Ana Levy

Ana Levy é Estrategista de Campanhas na Kickante. Tem sua carreira pautada na mobilização de recursos em grande escala. São 10 anos de experiência com campanhas para captação de fundos, sendo 6 deles dedicados ao Greenpeace Brasil e os demais auxiliando organizações como: CICV, ACNUR, MSF, Fundo Brasil de Direitos Humanos, entre outras.

Quer receber mais conteúdos incríveis como esse gratuitamente?

Cadastre-se e receba artigos e dicas de nossos colunistas em seu e-mail.